UM POUCO DO HISTORICO DA ESCOLA


Com base em fontes orais, o atual prédio do CENTRO DE ENSINO GONÇALVES DIAS era uma casa residencial com paredes de taipa e fora doado ao município em 1923. Com o objetivo de funcionar uma escola para atender às necessidades da comunidade caxiense e em homenagem ao ilustre poeta caxiense recebeu o nome de INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GONÇALVES DIAS com as séries do 1º ao 5º ano primário.
Em 1937 passou a ser administrada pelo governo estadual, dando continuidade às mesmas séries. Teve como primeira Diretora, a ilustre figura religiosa, professora AÍDA DE ALMEIDA CRUZ, no pleito do Sr. Prefeito Municipal LIBÂNIO LOBO. A ilustre diretora fora sucedida pelas não menos ilustres MARIA EDITE BITTERCOURT LOBO , FLORISE MARIA SOARES , TERESINHA BELEZA CASTRO , MARISE CUNHA , MARIA DO SOCORRO PALHARO , MARIA CELESTE RIOS.
Naquela época,a escola era dividida em GONÇALVES DIAS I E II, essa divisão caracterizava-se pelas cores das meias dos alunos, onde, no turno matutino as meias eram brancas e no turno vespertino, pretas.
Em 1986, aconteceu a primeira reforma no prédio mudando toda a sua estrutura. Exerciam a função de diretora as professoras MARIA CELESTE LIMA RIOS e as adjuntas SHIRLEY BARROS LIMA e MARIA ZULINA LOBÃO. A escola funcionava os três turnos, matutino, vespertino e noturno, neste, a atividade pedagógica consistia no Primário Regular e o Supletivo.
No ano de 1987, iniciou o então ginásio, implantando o ensino de 5ª e 6ª série. Em 1988, fora ampliada de 5ª à 8ª série. Em 1993 o Supletivo fora transferido para a UNIDADE ESCOLAR ACHILES CRUZ no bairro Cangalheiro , passando as turmas a serem preenchidas por séries de 5ª a 8ª série . Foi estipulado , por ordem da Secretaria de Educação do Estado , que no turno Matutino só funcionaria , as séries iniciais do Ensino Fundamental , de 1ª a 4ª séries , e nos turnos Vespertino e Noturno as séries finais de 5ª a 8ª séries , sob a direção da professora MARIA DA GLÓRIA RIBEIRO LAGO como diretora geral , auxiliada pelas adjuntas MARIA ALBENISA LIMA LOBO e SHIRLEY BARROS LIMA , posteriormente substituída pela professora OSMARINA DOS REIS COSTA.
Meados do ano de 1998 assumiu a Direção Geral a professora CARMEM LÚCIA SOUSA DE OLIVEIRA , tendo como adjuntos : OSMARINA DOS REIS COSTA e JOSÉ GILVALDO QUINZEIRO SOARES o qual após um ano em exercício pediu exoneração da função por motivos pessoais, reassumindo suas atividades pedagógicas em sala de aula. Posteriormente, o cargo foi preenchido pela professora MARIA IRENE DOS SANTOS ROCHA. Logo após, passa a fazer parte da direção a professora MARGARIDA BRITO DE SOUSA FERREIRA que devido ao afastamento da professora OSMARINA, por motivo de aposentaria , afastou-se do cargo.
A Escola funcionava os três turnos , com um corpo docente composto por 39 professores e corpo administrativo constituído por uma Secretária Geral CONCEIÇÃO DE MARIA LIMA BASTOS , vigias , operacionais de serviços diversos e agentes administrativos. A Escola era gerida pelas professoras CARMEM LÚCIA SOUSA DE OLIVEIRA , MARGARIDA BRITO DE SOUSA FERREIRA e MARIA IRENE DOS SANTOS ROCHAS. Devido a problemas relacionados com outras atribuições profissionais, deixaram os cargos MARGARIDA FERREIRA e IRENE ROCHA, ficando a Escola sob total responsabilidade da Diretora Geral CARMEM LÚCIA.
Em assembléia geral com Diretoria Regional , Direção da Escola , docentes e Colegiado Escolar foi decidido a realização de Eleição Direta para a escolha dos Diretores adjuntos, eleição esta, realizada em abril de 2001 tendo como eleitos as professoras MARIA DA GLÓRIA RIBEIRO LAGO e MAYSA DA SILVA MOURA. Por motivos pessoais, a professora MARIA DA GLÓRIA LAGO recusou o cargo sendo substituída pela professora SUZELINE DE MARIA CARDOSO FERREIRA ficando assim constituída a Direção: CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA- Diretor Geral e as adjuntas MAYSA MOURA E SUZELINE FERREIRA que administraram juntas até fevereiro de 2002, quando então a Adjunta SUZELINE FERREIRA pediu dispensa do cargo por motivos particulares. Assumiu o posto o professor ANDRÉ LUIS DE ANDRADE DE ASSUNÇÃO VILANOVA.
Falece, em novembro de 2002, CARMEM LÚCIA SOUSA DE OLIVEIRA, então diretora, vagando assim, o cargo de diretora passando a ser preenchido em caráter provisório, pela então adjunta MAYSA DA SILVA MOURA . Em julho de 2003 assume como diretor geral SILVESTRE DIAS ITALIANO permanecendo os adjuntos MAYSA MOURA e ANDRÉ VILANOVA. Devido a uma reestruturação da Secretaria de Educação onde o número de salas de aulas passou a determinar a quantidade de diretores de uma escola, foi destituído da função ANDRÉ LUIS VILANOVA , ficando como constituintes da direção SILVESTRE DIAS ITALIANO – Diretor Geral e MAYSA DA SILVA MOURA –Diretora adjunta .
Em 2009, havendo mudança no governo do Estado, consequentemente ocorreram substituições de cargos de diretores no município, sendo então, substituídos os diretores deste Centro de Ensino, passando este a ser gerido pelas professoras SANDRA REGINA CRUZ LACERDA- GESTORA-GERAL, e a professora MARIA DE LOURDES PEREIRA – GESTORA-ADJUNTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário